top of page

Tratamentos

Consulta Clínica ou Cirúrgica

É o procedimento inicial realizado pelo médico. De importância fundamental, não pode ser descartada.  Indispensável para estabelecer um diagnóstico, identificar as necessidades de saúde e prescrever tratamentos personalizados para cada pessoa. Num ambiente adequado (preferencialmente o consultório), o médico ouve as queixas do cliente, e o interroga sobre elas, efetuando um registro detalhado da história clínica. A seguir, examina o paciente, e elabora o diagnóstico provável ou definitivo. Finalmente solicita os exames subsidiários e determina o tratamento a ser realizado, seja ele cirúrgico ou clínico.

 

Pequenas Cirurgias

São procedimentos invasivos realizados em consultório, sob uso ou não de anestesia local. Cauterizações (queima) de lesões da pele e mucosas, exérese cirúrgica (corte com bisturi, e pontos) de nódulos superficiais, retirada e plastia (correção) de unhas, drenagem de abscessos e cistos, vasectomias, desbridamentos, infiltrações, pequenas correções de cicatrizes e retirada de corpos estranhos são exemplos de procedimentos possíveis no consultório. Além destes, sondagens, retirada de pontos e curativos são freqüentes.

 

Acupuntura Sistêmica

Técnica milenar oriental de tratamento. Consiste na inserção de agulhas finíssimas (esterilizadas, de aço) para estimulação manual, térmica ou elétrica em pontos específicos de todo o corpo humano. Chamados acupontos, essas pequeninas áreas são acionadas para normalizar o fluxo de energia vital. O corpo inteiro é o sistema de tratamento. A inserção das agulhas é rápida e normalmente indolor. Embora possa ser sentida uma picada, a depender da sensibilidade de cada um, o paciente não deve sentir dor na aplicação. Sensações de dormência, formigamento ou choque são comuns. Conhecidas como "sensação da agulha" (ou DEQI), são mesmo desejáveis e buscadas pelo acupunturista, pois significam que o tratamento está surtindo efeito. Outros estímulos usados são a Moxa (calor), ventosaterapia, e sangria.

Segundo a moderna ciência, os estímulos da Acupuntura modulam as funções do sistema nervoso, endócrino e imunológico, propiciando assim os seus efeitos. Alivia dores, corrige desarmonias energéticas e emocionais, relaxa e fortalece o organismo, melhora a imunidade e o sono, aumenta o bem-estar e contribui no tratamento de diversas enfermidades.

 

Moxaterapia (Moxabustão)

É a aplicação de calor tópico nos acupontos, pela queima de bastões ou chumaços de ervas - principalmente a artemísia. A região que sofre a aplicação fica avermelhada e quente, porém não queimada.

 

Ventosaterapia

Aplicação de pressão negativa, que é a sucção, sobre os acupontos e outras regiões do corpo, por meio de ventosas. As ventosas são "copos" de vidro ou acrílico, com os quais se executa a técnica. A região tratada fica com marcas circulares avermelhadas e arroxeadas (equimoses), que desaparecem em alguns dias.

 

Gua Sha

Técnica não invasiva, pela qual se executa uma "raspagem" na pele usando objeto plano e rombo feito de jade, chifre ou material sintético. A área tratada fica com marcas avermelhadas ou arroxeadas lineares (equimoses), que também são reabsorvidas em poucos dias.

Acupuntura sem agulhas

Para os que têm medo de agulhadas, crianças pequenas e também idosos, muitas alternativas não invasivas são disponiveis. Modernamente, outras formas de estimulação dos acupontos têm sido desenvolvidas: pressão com apalpadores ("agulha rombuda", bastões), esferas, sementes, Vaccaria, Apong, pastilhas de silício, ímãs, eletrodos, luz infravermelha, luz visível (cromoterapia), e laser. Os resultados se aproximam daqueles obtidos pela técnica clássica de agulhamento.

Acupuntura Microssistêmica

Partindo do pressuposto de que a parte representa o todo, a medicina oriental há muito descobriu que é possível tratar o organismo inteiro aplicando estímulos em apenas uma região localizada. Desenvolveram-se novos métodos de tratamento, os chamados micro-sistemas de acupuntura. Mediante esses recursos, obtém-se surpreendente sucesso ao tratar os pacientes.

Desde a já bem difundida auriculoterapia, ou Aurículo-Medicina (tratamento pela estimulação de pontos na orelha externa - pavilhão auricular), são comumente usados outros microssistemas. Mãos, pés, ossos longos, nariz, órbita, o crânio, o abdome, as vértebras, a língua, e outras partes do corpo humano são alvo da aplicação de agulhas e outros estímulos para o tratamento de diversas condições.

Sangria

Às vezes são indicadas sangrias, ou seja, extração de pequenas quantidades de sangue após o agulhamento, com o auxílio ou não de ventosas, em casos específicos.

Ervas Medicinais (Fitoterapia)

De acordo com a tradição terapêutica chinesa, foram acumulados verdadeiros tesouros de conhecimento ao longo de milênios. Milhares de diferentes insumos naturais de origem vegetal, mineral e animal formam a vasta farmacopéia oriental. São usados isoladamente, ou com mais freqüência em conjunto - as famosas Fórmulas Magistrais Chinesas. São indicados para os mesmos casos em que a Acupuntura é aplicada, sob idênticos princípios tradicionais de diagnóstico e tratamento. É vantajosa por não ter efeitos colaterais, quando bem indicada. Além disso, raramente interage com outras medicações usadas pelo paciente.

Shiatsu

A palavra deriva do japonês Shi = dedo e atsu = pressão, ou seja, pressão com o dedo. Pode ser descrito como: “ Forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas”. Nossa vertente de shiatsu deriva dos ensinamentos do mestre Eiji Wada, transmitidos pelo Dr. Alberto França em cursos de formação no Centro Oriental de Terapias Holísticas.

É um conjunto de técnicas de manipulação dos acupontos e meridianos energéticos, bem como de músculos, tendões, fáscias e articulações. Embora guarde semelhanças com outros sistemas de massoterapia, tem toda uma sistemática própria para diagnóstico e aplicação. Indicações são feitas para as mesmas condições tratadas pela Acupuntura. Contudo, pode-se demorar um pouco mais para alcançar os mesmos resultados. Muito relaxantes e mesmo prazerosas, as sessões são procuradas pelos que têm pavor das agulhas, ou predileção pela técnica. Idosos e crianças são especialmente beneficiados.

Do-In

A técnica de do-in, transmitida de geração para geração, nasceu na China e difundiu-se rapidamente por todo o oriente. No Japão, recebeu o nome acima, que significa “O caminho de casa” (casa é o corpo, morada do espírito e do ki, a energia vital).

Também uma técnica manual, usa pressão com os dedos nos mesmos pontos da acupuntura, como se agulhas fossem. Tonificando ou sedando, estimulando a ação energética daqueles, trata as patologias. Algo semelhante ao Shiatsu, menos completo, todavia. Tem a particularidade de poder ser auto-aplicado, quando corretamente aprendido. Resultados excelentes podem ser obtidos.

T'ai Chi C'huan

Antiga arte marcial chinesa, muito praticada hoje em dia com finalidades terapêuticas. Trabalha a energia interna. Melhora a circulação sanguínea e energética. Fortalece e flexibiliza músculos, tendões e articulações. Equilibra os sistemas respiratório, cardio-vascular e nervoso, entre outros. Excelente maneira de iniciar a prática de condicionamento físico para várias finalidades, inclusive reabilitação. Previne doenças e o envelhecimento precoce.

Chi Kung

Exercícios chineses para modular e desenvolver a energia interna. Propicia a boa saúde dos órgãos e sistemas, e, acredita-se, prolonga a vida. Pode ser praticado sozinho ou em grupo, diariamente, assim como o T'ai Chi. É comum encontrar idosos e jovens praticando ao ar livre em cidades do oriente e do ocidente.

Chi Kung

Modalidade terapêutica, com a qual o ministrante projeta a energia curativa para tratar o paciente, sem tocá-lo. Semelhantemente ao reiki (do qual é antecessor), o terapeuta usa a imposição de mãos, além de outros métodos. Arte muito difícil de se dominar, requer do praticante grande concentração e contínuo trabalho interno.

Consultas e procedimentos, horários, agendamento, valores e condições de pagamento: sob consulta.

bottom of page