top of page

Sobre

Com origens que remontam há cerca de cinco mil anos, a Medicina Tradicional Chinesa se desenvolveu com bases filosóficas taoístas. Alicerçada na observação dos princípios da Natureza, descreve, estuda e experimenta as relações entre o Universo (o mundo exterior, Macrocosmo) e o homem (mundo interior, microcosmo). Entende os processos de saúde e doença em termos de harmonia ou desarmonia na circulação da CHÌ, a energia fundamental que permeia tudo e todos, seguindo padrões tradicionalmente reconhecidos como YIN ( feminino, interior, sombra, passivo, suave, etc.) e YANG ( masculino, exterior, luz, ativo, duro, etc.), e os Cinco Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água). No corpo humano, a CHÌ (ou QÌ) percorre organizadamente quatorze canais ou meridianos principais, relacionados com todos os órgãos, vísceras, tecidos e membros. Desta correta circulação da energia e do sangue (XUÈ) depende a saúde de cada órgão. Por sua vez, o estado de cada órgão influencia o fluxo daquelas substâncias. Os transtornos da corrente energética e sanguínea (dentre outros fatores internos e externos) irão determinar e sinalizar a ocorrência das disfunções orgânicas e doenças dos variados órgãos e sistemas, bem como da mente. Deficiências e excessos,  obstáculos, estase ou hiperfluxo no trânsito da energia e do sangue (associados ou não com as "energias perversas": vento, frio, calor, umidade, secura e fogo) causam dores e doenças. São tratados pelo médico/terapeuta com Acupuntura, massagem, ervas, dieta e exercícios tradicionais orientais. Restabelecendo a harmonia perdida, alivia as dores e contribui para a terapêutica das diversas enfermidades. Beneficiados há milênios com essas práticas, o extremo oriente em geral e o povo chinês, em particular, têm divulgado recentemente (pouco mais de um século), no mundo, tais técnicas. Elas têm sido bem aceitas no ocidente, em razão de se constatar os excelentes resultados obtidos pelos melhores profissionais. Longe de querer suplantar ou substituir a medicina ocidental, as práticas orientais de saúde (especialmente a Medicina Tradicional Chinesa) vieram estabelecer-se de forma complementar, como ajuda inestimável para a prevenção e tratamento das diversas condições mórbidas da vida moderna. Integrativamente, e corretamente aplicada, é uma medicina ecológica, segura, mais barata, eficiente e resolutiva, trazendo satisfação e bem-estar aos seus usuários.

 
A Medicina Tradicional Chinesa - 中医
Dr. Mauricio  -  毛里西噢医生

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia ( UFBa) em 1997.

Pós-graduado em Cirurgia Geral em 2000.

Dr. Mauricio vem exercendo atividades em Acupuntura e outras técnicas da medicina oriental desde a conclusão do curso de formação em Medicina Traditional Chinesa em 2013, no Centro Oriental de Terapias Holísticas, chancelado pela Faculdade Einstein, ministrado pelo Dr. Alberto França (discípulo do saudoso PhD em Medicina Chinesa, Dr. Li Hon Ki, e especializado pela Xiamen University, Xiamen - China). Desde então, integra sua prática médica com as técnicas da Medicina Traditional Chinesa, sem, contudo, abandonar a medicina convencional, alopática e cirúrgica.

Acredita numa abordagem médica generalista e holística, desmistificando a falsa dicotomia especialista/generalista e o foco excessivo nas sub-especialidades médicas. Não deixa, no entanto, de reconhecer a necessidade de encaminhamento daqueles pacientes que precisam para os especialistas pertinentes.

Assume-se atualmente que a grande maioria das necessidades de saúde da população podem ser sobejamente atendidas por um médico generalista, desde que bem formado e competente (vide a crescente demanda pela figura do Médico de Família, hoje uma "especialidade" reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina).

É necessária uma mudança no pensamento e na prática médica atuais, com o objetivo de racionalizar e melhorar a eficiência da intervenção dos serviços de saúde na sociedade.

Assim sendo, reafirmando a filosofia integrativa dos diversos sistemas terapêuticos como background da praxis medica, busca atender as necessidades dos seus pacientes com visão ampla, compaixão e resolutividade.

bottom of page